Raças Persa - Himalaia – Exótico
O Persa,Himalaia e exótico tem o corpo maciço, compacto e robusto, de forte ossatura; patas curtas e grossas, e cauda também curta.
Mas não são todos iguais, como também não existem duas pessoas idênticas; por mais pura que seja sua linhagem, observamos que nem todos se encontram exatamente dentro desse padrão. Portanto, ligeiras variações não indicam que seu gato não é um legítimo persa.
Todos as três raças possuem três padrões:
Padrão Show
Trata-se do gato que possui todas as características do padrão estabelecido acima,ou seja a cara estremada; gatos aptos a participarem e estarem colocados entre os melhores exemplares da raça, nas Exposições Internacionais de Julgamento.
Padrão Breeder:
Gatos que possuem excelente linhagem; ou seja, filhos de grandes campeões, ou que nasceram na mesma ninhada dos gatinhos Shows, mas que não são exatamente como exige o padrão ideal: possuem o narizinho um pouco mais para baixo, ou orelhas um pouco maiores, por exemplo; mas que tem um excelente pedigree, atestando a pureza da raça e qualidade de sua linhagem, e que possuem carga genética boa o suficiente para gerar filhotes Show, mesmo que ele próprio não seja considerado um exemplar desse padrão.
Padrão Pet ou de Companhia:
Gatos persas com pedigree, que, embora filhos de pais persas muitas vezes pais padrão show ou breeder, mas que não possuem o padrão ideal e que, provavelmente (em genética, há sempre de possibilidades, isso não pode ser afirmado), não gerarão filhotes com padrão Show, ou extremados. Trata-se dos persas com nariz mais alongado, orelhas maiores, corpo mais delgado, embora possam apresentar a linda pelagem.
.
EXÓTICO
Para chegar nele, foram cruzados o Persa, que todos sabem que tem um temperamento dócil e é excelente para companhia e o British Short Hair, por causa da pelagem densa e média.Foi desenvolvido nos EUA, perto do ano de 1960.
É um gato raro no mundo inteiro e foi desenvolvido para ter principalmente um visual atraente.
O temperamento é dócil e acaba ganhando a simpatia de todos.
Seu nome em inglês é "Exotic" e suas características foram fixadas geneticamente.
A pelagem fica praticamente em pé, mas não fica espetada e seu aspecto é de um bicho de pelúcia.
É permitido se cruzar Exóticos com Persa e o resultado serão filhotes Persas ou Exóticos.
Ele dá pouco trabalho com relação à pelagem. "O pêlo do Exótico é mais fácil de cuidar que o do Persa. Não embaraça muito, exige menos escovações e dá menos trabalho para dar banho.
Existem todas as variações de cores como os persas, assim como também exóticos colourpoints.
Chamados também de Colorpoints. Apesar de ser um gato de pelagem longa, com o mesmo padrão e características do Persa, ele é considerado por algumas Federações como sendo uma cor de Persa; e por outras, como uma outra raça. Entretanto, o acasalamento entre Persas e Himalaios é largamente reconhecido e permitido por todas as Federações Internacionais de Felinofilia.
Eles obedecem o mesmo padrão estabelecido para o Persa.
Os olhos são azuis, uma vez que o Himalaia é proveniente de trabalhos genéticos realizados no início do século entre siameses e gatos de pelagem longa, que foram sendo aprimorados até chegarmos no padrão do Persa, estabelecido como o ideal.
Qualquer semelhança com o siamês, como nariz fino e alongado, ou corpo alto e delgado são indesejáveis e desclassificam o gato numa Exposição; apesar de terem sido obtidos a partir do Siamês, o trabalho genético para o aprimoramento da raça levou décadas, até que se chegasse ao padrão que temos hoje. Portanto, não acasale seu persa com um siamês: você terá filhotes sem raça definida, que não se assemelharão nem a um, nem a outro.
Os Himalaios tem a cor distribuída de forma diferente: ela aparece com maior evidência nas partes mais frias, ou seja, nas extremidades. Assim, observamos orelhas, focinho, patas e cauda com cores bem distintas nessas regiões, enquanto o corpo apresenta uma coloração muito clara, do mesmo grupo de cor ao qual o gato pertence geneticamente, mas que aparece de forma suave e quase imperceptível enquanto o gato é jovem: essa pelagem escurece muito ao longo de sua vida. A coloração do couro do nariz e as almofadinhas das patas acompanham a cor do gato.
—————
CARACTERÍSTICAS DE ANIMAL SADIO:
Visitas com horário marcado!
Filhotes só são visitados após 30 dias de idade!